quarta-feira, 28 de abril de 2010

Lucidez

Às vezes eu tenho momentos de lucidez. E pra ser sincero, na atual fase, eles têm sido muitos. Digo da lucidez verdadeira, a espiritual, não a que nós entendemos por não embreaguez, mas por aquela que faz você descobrir a sí mesmo.

Cheguei a conclusão que "fui" consumista. Parando para analisar vejo que o consumo exagerado nada mais é do que um apelo da alma. Na verdade queremos poder, que certas coisas nas nossas vidas andem do jeito que entendemos por certo --longe do verdadeiro certo. Que minha mãe pare de me "encher a paciência", que eu consiga o emprego que quero, ou ainda que ela diga "sim" pra ir ao cinema. Mas como não conseguimos nada disso temos que sentir que temos o poder, que controlamos nossa vida. Para o ser humano não há nada pior do que a instabilidade de não saber o que vai acontecer, o próximo passo --será que vamos fechar o contrato? Será que vamos conseguir um apartamento para alugar?

Essa ânsia, se canalizada para o lugar certo, pode gerar grandes dividendos. O controle deve ser interno, mesmo por que, não controlamos nada, a não ser nós mesmos --não se iluda. Se por minha vontade, eu estaria na NBA. Mas felizmente estou onde estou e muito feliz. A lucidez, a verdadeira, nos leva além do que enxergamos com nossa ínfima visão.

Poder! Poder! Pra que se tudo já me é dado? Não preciso competir. A certeza absoluta de que "o que é do homem o bicho não come" é uma verdade dificil de ser alcançada pela maioria das pessoas. Como eu vejo pessoas batendo a cabeça, nossa! Poder sobre o outro é fácil, quero ver o auto controle na hora do aplauso, na hora da raiva. Posso exercer meu poder de inúmeras formas, domando meu ego e entendendo que existe uma "fila" e que nela, a necessidade dos outros é muito maior que a minha. Não posso reclamar que meu sapato está apertado se tem gente que não tem pé.

Essa lucidez espiritual e o auto controle são imprescindíveis para entender melhor nossa vida e o porque estamos aqui.

Um comentário:

  1. Suas palavras me fizeram sorrir! Eu estou passando por um momento de muita reflexao tambem.. sempre acreditei que sou uma privilegiada e nos momentos de adversidade tento lembrar disso mais ainda. Nao controlamos nada, e aquilo que eu acredito que nos ajuda a passar pelos desafios eh a fe de que tudo sera re-encaminhado e re-organizado. Um beijo grande!!

    ResponderExcluir