sábado, 1 de maio de 2010

AVATARismo

Tudo bem que queremos o que é belo, ou bela - no meu caso ;), a abundância e a paz. Sendo isso o que queremos, devemos buscar com todas nossas forças, certo? Mas até onde vai essa busca? Passamos por cima do outro e não o vemos.

No filme AVATAR, de James Cameron, a moral da história está no clipe da maravilhosa Leona Lewis - I see you. Em Português: Eu vejo você. Eu reconheço você como um ser. Eu tenho que olhar dentro de você e ver o mundo pelos seus olhos -- poético. No filme a heroína (Neytiri) fica angustiada por ter que matar outros seres, para defender Jake Sully, e ao fazê-lo, executa os cachorros futurísticos, com respeito beirando o milenar japônes. Afinal, é com a mesma ignorância que nos matamos no trânsito ou nos bares, por motivos banais e sem respeito, muito menos razão. O filme é uma analogia sobre como devemos fazer para manter o equilíbrio da natureza. Devemos matar para nos alimentar e fazê-lo com respeito a mãe natureza, Eywa.

Essa sede desordenada é que está acabando com nosso habitat. Nosso descontrole emocional é mostrado por Jake, um moleque, que não tem a mínima ideia sobre o que está acontecendo, ele vai dando cabeçada e não "vê" que o bioma é mais importante que seu próprio umbigo.

É um contrasenso. Se eu quero um mundo mais igual, será que devo contribuir para essa diferença escalar? Tenho que parar de dar cabeçada e olhar a natureza, olhar pelos olhos dela. Sair da minha zona de conforto e entender que existe algo maior do que meu consumismo, bôbo e fútil --como demostrado no filme. Aprendi que a natureza é como a mulher, indefesa porém vingativa! E por esta, impiedosa!

Os mecanismos de controle da atualidade passam necessariamente pelo consumismo. As companhias são maiores e tem mais poder do que os países e o maior poder que podemos exercer na atualidade é o de compra, não o voto. Viramos outdoors ambulantes. Pare pra pensar e veja em suas roupas, que inocentemente você mostra ou ostenta para a classe "menos favorecida", ou seria mais inteligente? Esqueci, não conhecemos outra classe muito menos a VEMOS ou respeitamos. Ver, enxergar, se por no lugar --por que é tão dificil?

O problema é que só temos esse planeta. E temos que aprender a viver dentro dele, com nossas diferenças e tudo. Do que adianta ter se eu sou um prisioneiro. Temos as coisas por que merecemos, por que Deus nos deu, não vou reclamar. Mas apartir daí, o que vamos fazer com o que temos é escolha nossa. Eu posso ter mais que o outro, mas também tenho que fazer algo para diminuir essa diferença, pois senão não vou conseguir ter, nem ser, muito menos com a bela, a abundância ou a paz que eu quero!

Para ilustrar, a arte de Bianco Bebici:







O cara mesmo foi Chico Xavier que deu TUDO que tinha a obra e a felicidade do próximo! Vai dizer que isso não é bonito. Se não for, você me diz o que é então!

Nenhum comentário:

Postar um comentário