terça-feira, 15 de junho de 2010

Cabofriense por paixão!


Cabo Frio, minha terra amada,
Tu és dotada de belezas mil,
Escondida vives num recanto,
Sob o manto deste meu Brasil...

Noites Claras teu luar famoso,
Este luar que viu meus ancestrais...
O teu povo se orgulha tanto,
E de ti, não esquecerá jamais...

Tuas praias, Teu Forte,
Olho ao longe e vejo o mar bravio
A esquerda um pescador afoito,
Na lagoa que parece um rio...

O teu sol, que beleza!
No teu céu estrelas brilham mais...
Forasteiro, não há forasteiro,
Pois nesta terra todos são iguais...

Hino é cântico, é alegria, que passa em versos a emoção do poeta, do meu pensamento enquanto sento na parede do Forte São Matheus e vejo com olhar Português, o devaneio de avistar o paraíso, a nau mais perto da virgem salina. Sim, vim com a fragata, pois sou Figueira, da Foz, do começo, da Ilha da Madeira --que visão divina --que areia é essa! No tom sur tom da tua roupa azul turquesa, que beleza, me intrelaço nos teus laços de folhagem lisa, na brisa fria, a cabo do teu acaso.

Quem vem a Cabo Frio não se esquece jamais, das tuas mil facetas, cores e veredas. De deixar homem louco, pra largar tudo e abraçar o paraíso, sem dó, sem pudor, sem medo, sem conceito de risco. Só pra poder pescar, com isca de humildade, e anzol de sacrifício, o peixe dourado da paz, de espírito. Saboreia o gosto de fazer, no lugar que escolheu. Dádiva maior não almejo. Pois aqui é terra de poeta, música e história, não se apaga, aqui transborda.

Eu adoro chuva em Cabo Frio, apagão então, espero com emoção, pois assim eu vejo as estrelas mais brilhantes do céu a ponta dos meus dedos tocar, como se mais perto dos meus sonhos eu pudesse ficar.

Forasteiro, aqui não há, pois somos brasileiros, Portugueses, índios e negros, como o Figueira que é Imperial, avó ìndia laçada e avô mulato truncudo, do beiço roxo, carnudo. Na verdade somos muito mais, amarelos, belgas, burgueses e por ai vai...

O que nos faz Cabofrienses é a opção, é o desespero e a ânsia de fazer parte, de desfrutar ainda mais do que Deus nos deu, o que o pescador mereceu, provocação que tuas paisagens me fazem, de amar um lugar e fazer parte dele, ser acolhido pela família ou pelo cobertor anil, um céu de deleite nessa noite fria. Me ilumina pelo brilho das tuas estrelas ou pelo calor do sol me aquece o corpo e bronzeia aquela pele salgada, imprime tua marca de Brasilidade, na abundancia, te revelas, formosa na tua imensidão.

Cabo Frio, mais que opção, eu te amo é de paixão!

2 comentários:

  1. Quem imaginaria que depois de tantas voltas você acabaria em Cabo Frio?! Aliás, acabaria, não! Iniciaria! Iniciaria uma vida de paz, de lutas, de conquistas, de recompensas, de prazeres e deleites... Você merece essa bênção de vida! E a cada palavra tua que leio, mais me encanto por quem você é, mais me apaixono pelo que és capaz de realizar! Te amo, meu amigo! Saudades iguaçuanas... risos

    ResponderExcluir
  2. Nossa rapaz que poema belo! Assim como nossa cidade também é bela.
    Cabo Frio, realmente, tem muitas belezas, mas, é o que você tem no coração, toda essa sensibilidade, esse olhar apaixonado e minucioso pela vida que não deixa escapar um detalhe, por mais insignificante que seja. Isto te faz mais que muitos. Viver, sentir Cabo Frio!!
    Esta cidade tem sorte em tê-lo como "Cabofriense por opção".

    Forte abraço,

    pinthebest@gmail.com

    ResponderExcluir